O Desafio de Pensar sobre o Pensar - 6º ANO
Investigação sobre o Conhecimento, a Linguagem e a Lógica
Thomal, Alberto
19ª Edição (com atividades, avaliação, interação e suporte filosófico-pedagógico ao professor)
Em continuidade às reflexões feitas nos anos anteriores, com esse livro, os alunos começam a pensar sobre o pensar, sobre o uso da razão, o fazer relações. Os adolescentes são convidados a entrar no mundo das ideias e teorias de filósofos clássicos sobre a teoria do conhecimento. Ao estudar os conteúdos básicos dessa teoria, os alunos ganham base filosófica e levantam discussões de sala de aula e da própria vida.
O homem é, por essência, um animal simbólico. Toda estrutura de conhecimento, de descoberta e de relacionamento se dá por meio dos signos. Nossa tentativa de adquirir novos conhecimentos é sustentada pela prática mental de relacionar signos. Platão dizia que linguagem é um Pharmakon, palavra que possui três significados: remédio, veneno e cosmético. A palavra pode ser um remédio quando consolamos uma pessoa; pode ser veneno quando por ela difamamos alguém ou semeamos discórdia; pode, ainda, ser um cosmético quando a utilizamos para elogiar ou na poesia, que pode mudar uma realidade, fazendo com que ela seja até mais bela do que realmente é.
Habilidade de Raciocínio/Habilidades de Investigação
Empresa que está no mercado há 34 anos. Nossos clientes? São as Instituições de Ensino que adotam nossos livros e Programa Educacional. A Editora disponibiliza a venda das Coleções pedagógicas filosóficas, e oferece uma equipe de assessores especialistas que estão próximos aos colégios. Os assessores organizam projetos, palestras, eventos, assessorias ..., tudo para que os professores desenvolvam bem o Programa Educar para Pensar junto aos alunos.